Quase duas toneladas de pescado ilegal foram apreendidas na noite de segunda-feira, 16, na região sul de Palmas, pela Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). No total, a equipe da GMP Ambiental apreendeu 1,7 tonelada de peixes no setor Santa Bárbara, região sul de Palmas. A ação resultou em R$ 34,7 mil em autos de infração.
Segundo a GMP, os agentes foram averiguar uma denúncia de que tinha um caminhão baú coletando pescado na colônia de pescadores do Jardim Taquari, mas ao chegarem no local não localizaram o veículo. No entanto, quando a equipe realizava patrulhamento de rotina na região se deparou com um caminhão baú, que transportava pescado em deslocamento para o setor Santa Bárbara. A equipe acompanhou o veículo e fez a abordagem em um galpão na marginal da BR-010, sentido Palmas a Porto Nacional.
Segundo o patrulhamento, ao solicitar as notas fiscais dos pescados, o motorista apresentou 11 notas, totalizando 1,1 tonelada, mas o peso total da carga chegou a 1,7 tonelada, ou seja, 600 kg não apresentavam a nota fiscal de origem, no que foi lavrado um auto de infração no valor total de R$ 34,7 mil juntamente com um termo de apreensão de 1,7 tonelada de pescado.
Ainda de acordo com a equipe da GMP Ambiental, na mesma noite foram doados 350 kg para a comunidade do Santa Bárbara e o restante doado na manhã desta terça-feira,17, para o Mesa Brasil Palmas.